A teoria evolutiva de Darwin: uma alteração fundamental do pensamento humano
Traduzido e adaptado de “The theory of evolution: 150 years afterwards”
Sir Crispin Tickell
As mudanças de paradigmas científicos não são facilmente aceites. Em parte isto acontece porque a maior parte dos estudiosos vê mais facilmente os detalhes dos problemas do que a forma como estes podem ser úteis para explicar o funcionamento de todo um sistema. A publicação da “Origem das espécies” em 24 de Novembro de 1859 por Charles Darwin (1809-1882) marcou uma mudança fundamental do pensamento humano, uma das mais significativas na história intelectual da espécie humana.
Até ao séc. XVIII, poucos tinham desafiado a descrição temporal da história da Terra tal como era apresentada no livro do Génesis. Gradualmente isto veio a acontecer, não tanto com Georges Cuvier (1769-1832) e Jean Baptiste Lamarck (1744-1829), mas principalmente com James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875) que reconheceram que o desenvolvimento da Terra tinha ocorrido durante um período muito longo no qual era difícil identificar “algum vestígio de um princípio” ou “um sinal do fim”. Ainda assim a resistência permanecia forte. Tal como Thomas Henry Huxley (1825-1895) um dia afirmara: “o caminho para a especulação geológica parecia bloqueado por um sinal onde se lia Entrada proibida… Assinado: Moisés”.
Darwin herdara o pensamento da sua sociedade, e isto é evidente no trabalho que levou à publicação do livro “A viagem do Beagle”. Foi influenciado pelas ideias de outros cientistas, incluindo Erasmus Darwin (1731-1802) seu avô. No entanto, a publicação da sua teoria evolutiva demarcava-se das restantes, quer pelo seu carácter abrangente, quer pela quantidade de dados e exemplos que a suportavam.
De um ponto de vista actual, é impressionante como Darwin, e Alfred Russell Wallace (1823-1913), em muitos aspectos, estavam tão certos. Isto vê-se na própria teoria da selecção natural, na enorme diversidade de espécies apesar de uma ascendência comum, no reconhecimento da extinção selectiva de algumas espécies em várias circunstâncias, na necessidade de longos períodos de tempo nos quais a evolução “trabalhava”, na dispersão e localização de espécies em diferentes continentes, na importância da selecção sexual para a diferenciação dos géneros, co-evolução de espécies e nos processos biológicos hoje em dia estudados pela ecologia e, finalmente, na evolução gradual dos organismos a par do carácter gradual das mudanças geológicas ao longo do tempo. Neste contexto, o papel de um Deus intervencionista e caprichoso que criava espécies de vez em quando e que as conservava vivas, parecia ser desnecessário.
1.O que marcou a mudança fundamental do pensamento humano?
ResponderEliminar2.Neste contexto qual era o papel de Deus?
1.Quem desafiou a descrição temporal da historia da terra?
ResponderEliminar2.Qual é a teoria de Darwin?
Gonçalo Cardoso nº9 10ºA
1) Porque razão as mudanças de paradigmas científicos não são facilmente aceites?
ResponderEliminar2) O que levou Charles Darwin a publicar a obra "Origem das espécies"?
Patrícia Rebelo
ResponderEliminar1)O que levou à publicação do livro "A viagem de Beagle"?
1. Porque razão Darwin conseguiu uma alteração do pensamento humano?
ResponderEliminar2. Porque razão as mudanças de paradigmas científicos não são facilmente aceites?
3. Porque razão o caminho para a especulação geológica parecia bloqueado?
4. Quem era o Deus intervencionista e caprichoso que criava espécies de vez em quando e que as conservava vivas?
O que são mudanças paradigmas?
ResponderEliminarO que é a teoria evolutiva de Darwin?
O que é a ecologia?
André Frade nº 4 10ºA
Se o papel de um Deus é desnecessário então como evoluem as espécies e organismos?
ResponderEliminarQual o papel da Igreja e das sua teorias, o que pensa a religião afinal desta evolução uma vez que se prova que não foi Deus o verdadeiro criador da terra ou do mundo, mas sim que a terra o Universo e o mundo tiveram um processo gradual de desenvolvimento?
Deve o ser Humano ficar calado e não questionar a sua existência para não interferir na comunidade religiosa?
Porquê repensar a relação Evolucionismo-Cristianismo ao inves de Evolucionismo-Judaismo ou Budismo por exemplo?
Qual o lugar da Filosofia e da ciência nas teorias do sec. XVII perante os elementos da revolução cristã?
Porquê o interesse dos Homens na sua evolução e nestas teorias?
David Santos nº6 10ºA
O que consiste a " origem das espécies" ?
ResponderEliminar1- A descrição temporal da história apresentada no livro dos "Genesis" foi o começo para a teoria do evolucionismo?? Se sim, qual a relação que podemos estabelecer entre o evolucionismo e o cristianismo (uma relação de rivalidade ou de "ajudantes")??
ResponderEliminarPorquê que a maior parte dos estudiosos preocupa-se mais com os detalhes dos problemas do que com a sua utilidade para explicar o funcionamento de todo um sistema?
ResponderEliminarJúlia Batista
Em que factos científicos se baseou Darwin para a publicação da "Origem das espécies"?
ResponderEliminarSe era uma forma de pensar assim tão revolucionária, como reagiu a sociedade da época?
Mariana Reis nº18 10ºA
porquê que o papel de um Deus intrevencionista e caprichoso parecia-se desnecessário ?
ResponderEliminarJúlia Batista
como é que Charles Darwin marcou uma mudança significativa na história ?
ResponderEliminarComo conseguiram reconhecer o desenvolvimento da Terra?
ResponderEliminarQual foram as ideias em que Darwin foi influenciado para escrever o seu livro?
O que é a teoria evolutiva ?
ResponderEliminarQue dados e explicações suportavam essa teoria da evolução ?
Em que consiste a teoria evolutiva de Darwin ?
ResponderEliminarPorque que mudanças de paradigmas científicos não são facilmente aceites ?
O que é a "origem das especies" ?
O que significa a expressão "um sinal no fim" ?
Qual foi o objectivo do lançamento do livro "A viagem do Beagle" ?
Em que consiste, o papel de Deus intervencionista e caprichoso ?
Luís Trindade 10ºA Nº17
Antes de mais quero agradecer desde já a participação a todos.
ResponderEliminarProcurarei esclarecer algumas das questões aqui levantadas. Mais do que “respostas” (certas ou não) serão apenas comentários meus, pouco mais do que opiniões ainda que espero serem mais ou menos fundamentadas. Como tal, as vossas opiniões (quer concordem quer não) serão sempre bem vindas.
Algumas das questões espero que possam ser respondidas, pelo menos parcialmente, através da exposição e por isso não as tratarei aqui.
Assim, começando apenas por algumas (as restantes deverão ser abordadas em seu devido tempo).
Talvez a principal razão pela qual o trabalho de Charles Darwin é tão associado a uma mudança do pensamento humano surge pela possibilidade de a Teoria da Selecção natural apresentar uma resposta à talvez mais fundamental questão do ser humano: “Porquê o Homem?”. Esta questão, que pela sua importância sempre fora colocada por todos parecia até então estar afastada do domínio da Ciência (que já explicara relativamente bem os fenómenos naturais como os astros, as rochas ou as reacções químicas e muitas características dos organismos vivos). No entanto a explicação do Homem sempre fora um caso aparte, desde logo pela sua complexidade. Ao propor uma teoria abrangente que descrevia a diversidade biológica como surgindo a partir de ancestrais comuns, pela evolução por selecção natural, tornou-se óbvio que existia (ou existiria) uma explicação possível para a complexidade do ser Humano, cuja base era a mesma dos restantes seres vivos.
Neste sentido é importante referir apenas mais duas coisas. Por um lado…esta explicação “natural” do Ser Humano não era de foram alguma uma novidade de Darwin, reflectindo já o pensamento da sociedade próxima de Darwin nos séculos que o antecederam. Mais importante ainda é verificar que a explicação “natural” do Ser Humano não pode, por definição, ser confundida com a questão:”Será que a explicação natural do Ser Humano é adequada (suficiente) para explicar o Ser Humano?”
Deixo-vos hoje por aqui.
Ivo
"o caminho para a especulação geológica parecia bloqueado por u sinal onde se lia entrada proibida..." Explique esta frase
ResponderEliminarAs ultimas linhas do texto 1 dizem que um papel de um Deus intervencionista e caprichoso parecia ser desnecessário. Não concordo com a afirmação!
ResponderEliminarNão será possivel conciliar as duas coisas?
Não será possivel que Deus tenha "começado" a criação do mundo, e a partir daí as especies tenham evoluido?
De que forma a publicação da "origem das espécies" marcou a mudança do pensamento humano?
ResponderEliminar1 - Será possível existir consenso de opiniões entre cientistas e teologos nesta questão?
ResponderEliminar2 - O que motivou a investigação de Charles Darwin sobre a evolução das espécies?
3 - Darwin não causou somente agitação no campo religioso, como também no filosófico e social. Seria a sua teoria a resposta às dúvidas da população de então?
4 - Darwin publicou o livro "A Origem das Espécies", onde demonstrou a sua teoria. Para além dele, houve mais algum autor que o tenha apoiado ao escrever sobre o mesmo tema?
5 - De certo, houve uma grande divergência de opiniões após a "revelação" de Charles Darwin. Quem foram os principais representantes de cada posição e quais foram os argumentos?
6 - Evolucionismo VS Cristianismo, qual se apresenta mais aceite pela população hoje-em-dia, nas suas opinião?
7 - Como podemos aplicar a transdisciplinariedade a este caso, sabendo que não existe consenso algum?
Na primeira linha, texto 1 diz "as mudanças de científicas não são facilmente aceites..," ostaria de saber o que é paradigma científica?
ResponderEliminarNo primeiro texto, no quarto paragrafo, linha dez:não concordo com essa afirmação "neste contexto... parecia ser desnecessário", mas gostaria de saber o porque de ser desnecessário?
ResponderEliminar1. "A publicação da "origem das espécies" em 24 de Novembro de 1859 por Charles Darwin (1809-1882)marcou uma mudança fundamental do pensamento humano, uma das mais significativas na história intelectual da espécie humana" - De que modo a publicação da "origem das espécies" marcou tanto o pensamento humano?
ResponderEliminar2. "Tal como Thomas Henry Huxley (1825-1895) um dia afirmara: "o caminho para a especulação geológica parecia bloqueado por um sinal onde se lia Entrada proibida...Assinado:Moisés" - Gostaria de saber quem foi Thomas Huxley e que explicassem a sua afirmação.
1.O que Thomas Henry Huyley, quis dizer quando afirmara: “ O caminho para a especulação geológica parecia bloqueado por um sinal onde se lia Entrada Proibida”?
ResponderEliminar2. No primeiro parágrafo diz que “As mudanças de paradigmas científicos não são facilmente aceites”.
ResponderEliminarA que mudanças de paradigmas científicos se refere o texto?
1.Porque o caminho para a especulação parecia bloqueado por um sinal onde se lia entrada proibida? (2º Paragrafo)
ResponderEliminar2. Em que aspectos, Darwin e Alfred Russel Wallace de um ponto de vista estavam certos? (4º Paragrafo)
1-Porque razão os estudiosos veêm mais facilmente os detalhes dos problemas do que a forma como estes podem ser úteis para explicar o funcionamento de todo o sistema?
ResponderEliminar2-Como podem os problemas ser úteis para explicar o funcionamento de todo o sistema?
3-Porque razão poucos tinham desafiado a descrição temporal da história da Terra, tal como era apresentada no livro do Génesis até ao século 17?
1. Ao certo, como é que a publicação da "Origem das espécies" por Charles Darwin marcou uma mudança significativa no pensamento humano?
ResponderEliminar2. Como é que a história da Terra era descrita no livro do Génesis?
3. Se as teorias explicativas da descrição temporal da história da Terra que desafiassem a descrição por parte dos cristãos eram "bloqueados", como é que a teoria de Darwin conseguiu fazer-se notar e até fazer diferença?
4. Porque razão a religião católica (referida no texto como "Assinado: Moisés") "bloqueava" especulações geológicas?
Hugo Farinha N.º10 10ºC
1. Que assunto fala o livro:"A Origem das Espécies"?
ResponderEliminar2. O que é o Géneses?
3. Quem é o Darwin?
Porque razão eram poucos os que tinham a audácia de desafiar a descrição temporal da história da Terra, tal como era apresentada no livro do Génesis? Quais as consequências de desafiarem essa descrição temporal?
ResponderEliminar"Darwin herdara o pensamento da sua sociedade, e isto é evidente no trabalho que levou à publicação do livro "A Viagem do Beagle".Qual o pensamento da sociedade de Darwin? E que forma esse pensamento é evidente no seu trabalho?
Flávio
nº 07 10ºA
Acho que não se deve misturar a religiao com a ciencia. Dizer que Deus é um ser intervencionista e caprichoso que criava espécies de vez em quando e que as conservava vivas é sem duvida um argumento desrespeitoso para crentes. Claro que isto é so a minha opiniao, e essa é a vossa.
ResponderEliminarA criaçao do principio da vida pode ter sido devido a uma mera coincidencia como é suposto, mas tambem pode ter sido a intervençao de algo "maior" que nos.
Francisco Lopes nº 25 10ºc
ResponderEliminarQual foi a alteração fundamental marcada no pensamento humano?
Gostaria só de comentar algo que foi aqui referido no dia 23 de Fevereiro :
ResponderEliminar"Acho que não se deve misturar a religiao com a ciencia. Dizer que Deus é um ser intervencionista e caprichoso que criava espécies de vez em quando e que as conservava vivas é sem duvida um argumento desrespeitoso para crentes".
É importante reconhecer que as propostas que apresentam Deus como um "ser intervencionista e caprichoso que criava espécies de vez em quando e que as conservava vivas" têm todo o sentido se qualquer acção possível de Deus está limitada ao fazer surgir novas espécies ou fazer desaparecer outras. Isto é importante não tanto para procurar descrever a acção de Deus mas para fazer perceber que muitas das teorias que requeriam a acção de Deus para a criação das espécies (e que foram fortemente criticadas e desacreditadas) propunham um Deus-mágico. Pouco diferente dos deuses dos gregos e romanos. Seria apenas um ser especial com grandes poderes. É interessante verificar que esta noção de Deus é bastante afastada daquilo que nos diz o Cristianismo ou mesmo outras religiões.